Todas as Referências Culturais de Gilmore Girls – T01, E06

Rory está de aniversário. Como não poderia deixar de ser, a avó organiza uma festa glamourosa para sua neta. Rory não se sai bem com todos protocolos elitista e explode, pela primeira vez, com sua avó. Para sorte da garota, Lorelai organiza uma outra festa, mais apropriada para uma garota que prefere apreciar um bom livro do que desfilar entre homens de paletó.

1) Henny Youngmann e China

Sexta-feira. Lorelai, Rory e Emily conversa à mesa de jantar. Por óbvio, Lorelai apresenta alguns repertórios novos de piadas e comparações engraçadas. Emily a compara com Henny Youngmann. Richard chega atrasado, pois estava resolvendo problemas junto ao escritório da China.

Henny Youngmann (1906-1998) era um músico e comediante famoso por desenvolver a técnica humorística “one-liner”. O título de “rei dos one-Liner” foi conferido a ele pelo colunista Walter Winchell. Em vez de anedotas e piadas elaboradas, Henny provocava o riso imediatamente como um soco inesperado. 

Henny_YoungmanSuas piadas versavam sobre situações simples, transformando acúmulos que não contribuíam com o clímax humorístico em excessos descartáveis e, assim, indo mais agilmente ao final em busca do riso rápido. Suas performances duravam em torno de 15 a 20 minutos e continham inúmeras e sucessivas piadas, quase impedindo o tempo do respiro da platéia. Henny pontuava seus punchs com acordes de violino. O comediante era judeu e oriundo de uma família inglesa. Sua família mudou-se para o Brooklyn quando ele ainda era criança. Quando jovem trabalhou em uma gráfica. Foi lá que começou a desenvolver sua técnica, escrevendo cartões de comédia com piadas de uma linha. Henny morreu de pneumonia, em 1998, aos 92 anos.

China, ou República Popular da China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. O país é uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China (PCC) e regido por um sistema unipartidário. A capital da China é Pequim (ou Beijing). A cidade chinesa mais populosa é Xangai. china-mapMuito embora seja uma república socialista, o país possui uma economia mista, com modos de produção privados convivendo com estatais robustas. As reformas econômicas na China e o solapamento da economia planificada de matriz soviética começaram com a morte do líder da famosa Revolução Cultural chinesa, Mao Tse-tung, e a ascensão de Deng Xiaoping. As reformas econômicas alçaram a China à potência mundial, com crescimento anual do PIB girando em torno de 8%. Segundo a Moody’s, agência de classificação de risco, o país é um dos melhor locais para investimento estrangeiro do mundo.

2) Obras Georgianas

Emily e Richard convidam Rory a olhar seus pertences mobiliários para que possa ser deixado para a garota em seus testamentos. Richard chama atenção da mesa georgiana que possui em seu escritório.

A chamada Era Georgiana foi um período histórico do Reino Unido que durou dos anos 1714 a 1830, sob o reinado dos quatros primeiros reis da Casa de Hanôver: Jorge I, Jorge II, Jorge III e Jorge IV. A Era Georgiana precedeu a famosa Era Vitoriana. Segundo a Wikipédia, “a sociedade deste período e as suas preocupações foram bem representadas nos romances de Henry Fielding, Mary Shelley e Jane Austen, pela arquitetura de Robert Adam, John Nash e James Wyatt”. A florescência artística do período se viu retratada nos poemas de Samuel Taylor Coleridge, William Blake e Lod Byron, entre outros grandes nomes da literatura georgiana. O período foi marcado por uma representação positiva, sublinhado por ideais elevados. Na pintura, destacaram-se Thomas Gainsborough, Sir Joshua Reynolds e John Constable, entre outros renomados artistas.images (1)

3) Virgem Maria

Lorelai idolatra pudim. Sua santíssima trindade está representada na sua casa com uma tigela de pudim da Virgem Maria, um taça de vinho e uma nota de um dólar que estão sobre a lareira.

Virgem Maria, também a Santíssima Virgem e a Bem-Aventurada Virgem, são títulos de Maria, a mãe de Jesus, que é venerada no cristianismo, especialmente as igrejas católica e ortodoxa.220px-Nossa_Senhora_das_Lagrimas_(Our_Lady_of_Tears)

4) Like a Virgin

A tentativa de Lorelai de adiar o jantar de sexta é infrutífera. Mas pelo menos Emily fará o quarteto de cordas tocar Like a Virgin.

Like a Virgin” é uma música da Madonna. O hit está no segundo álbum da artista que leva o mesmo título. O famoso álbum foi lançado em 12 de novembro de 1984. “A faixa homônima, juntamente com “Material Girl”, atingiram sucesso mundial, sendo que a primeira citada foi a primeira de doze canções de Madonna a atingir o pico da principal parada musical dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100”, informa a Wikipédia.

5) Barbra Streisand, Papa, Elvis e Jim Morrison

Rory está preocupada com a sofisticação da festa que sua avô dará. Lorelai a consola listando alguns poucos convidados.

Barbra Streisand é uma cantora, compositora, diretora e atriz estadunidense. Ela ganhou dois Oscar, quinze Grammy, seis Prêmios Emmy, um prêmio Tony especial, um American Film Institute, seis People’s Choice, onze Golden Globe, três Peabody, um Cable ACE e um Directors Guild of America. Ela se aposentou da turnê devido ao medo do palco, mas realizou uma turnê em 1993 pela primeira vez em 27 anos. Ela retornou ao palco novamente em 1999. Ela se aposentou novamente em 2000 e, em 2006, cancelou sua aposentadoria (novamente).

Papa é um apelido afetivo para pai, também chamado de Santo Padre. O título refere-se ao Bispo de Roma e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco, eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013. Na época em que o episódio foi exibido o Papa ainda era São João Paulo II, ou João Paulo II, uma vez que foi beatificado seis ano após sua morte, em 1o de maio de 2011. A cerimonia de canonização deu-se dia 27 de Abril de 2014.

Elvis Presley foi um cantor, compositor e ator norte-americano, também foi um dos pioneiros do rock and roll e do rockabilly. Entre seus sucessos musicais destacam-se “Hound Dog”, “Don’t Be Cruel”, “Love Me Tender”, “All Shook up”, “Teddy Bear”, “Jailhouse Rock”, “It’s Now Or Never”, “Can’t Help Falling In Love”, “Surrender”, “Crying In The Chapel”, “Mystery Train”, “In The Ghetto”, “Suspicious Minds”, “Don’t Cry Daddy”, “The Wonder Of You”, “An American Trilogy”, “Burning Love”, “My Way”, “My Boy” e “Moody Blue”. Please. Dá um tempo e escuta alguns hits NOW. 

Jim Morrison foi um compositor, poeta e vocalista da banda The Doors. O artista morreu no auge de sua carreira, provavelmente, de overdose de drogas aos 27 anos, mas uma autópsia nunca foi realizada. Algumas pessoas acreditam que ele ainda está vivo. Morrison consta na 47° posição na lista da revista Rolling Stone dos “100 Maiores Cantores de Todos os Tempos “. Segundo a Wikipedia, “Canções como “Break on Through (To the Other Side)”, “Light My Fire”, “People Are Strange” ou “Riders on the Storm”, aliadas à personalidade e escândalos grandiosos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de sobremaneira para o aumento da fama do grupo”.

6) Vulcan death grip

Sookie:Too bad you couldn’t get your mom to relinquish Friday night. (Pena que você não conseguiu que sua mãe desistisse na sexta à noite).

Lorelai: No, she has her Vulcan death grip on that one. (Não, ela tem seu aperto de morte vulcana para isso).

O aperto da morte vulcana era uma técnica vulcânica fictícia inventada por Spock, personagem de Jornada nas Estrelas. Sua aplicação era semelhante ao Vulcan Mind Meld, exceto que era administrada com duas mãos e sem falar. Parece ser uma pressão mortal aplicada ao rosto e à cabeça. Segundo o site fandom “em 2268, Spock usou o chamado “aperto de morte vulcânico” no capitão James T. Kirk como um meio para enganar os romulanos e fazê-lo acreditar que Kirk estava morto, para trazê-lo de volta a bordo do USS Enterprise sem causar suspeitas”.death-grip

7) Conga Line

Lorelai zoa sua mãe. Diz que para ela ter memorizado que a filha e neta gostam de pudim ela tem mais que uma Conga Line em sua cabeça.

Linha da Conga é aquela marcha carnavalesca que todo mundo faz quando está mais embriagado do que deveria em festa de família. Foi desenvolvida em Cuba, mas se tornou popular nos EUA, principalmente entre a década de 30 e 50.

dnint10a5bz11

8) A mosca

Jackson informa que conseguiu fazer polinização cruzada e Lorelai pergunta se ele não fez uma daquelas máquinas de “A mosca”. 

A mosca (The Fly) é um filme de terror estadunidense de 1986. A mosca é um remake de de um filme de ficção científica de 1958. O enredo aborda as aspirações do cientista físico Seth Brundle (Jeff Goldblum). Brundle desenvolve uma máquina de teletransporte. Após fazer alguns testes com objetos e com um macaco, Seth, resolve testar sua máquina em si mesmo. Brudle entra na máquina e acaba se fundindo geneticamente a uma mosca, como consequência seu corpo sofre mutação fenotípica também, o transformando em uma criatura heterogênea, uma híbrido de homem com inseto. A Mosca ganhou o Óscar de Melhor Caracterização em 1987.

jeff-goldblum-as-seth-brundle-in-the-fly

9) I love Lucy

Lorelai chega em casa e lança a clássica saudação “Lucy, I’m Home”.

Lucy, I’m Home” era como Ricky Ricardo saudava sua esposa Lucy toda vez que chegava em casa, na sitcom I love Lucy. I Love Lucy foi uma das mais aclamadas e populares sitcom da televisão norte-americana e era estrelada por Lucille Ball, Desi Arnaz, Vivian Vance e William Frawley. A série foi ao ar de 15 de outubro de 1951 a 6 de maio de 1957 na CBS.

10) Justin e Britney

Na continuação de sua triunfante entrada Lorelai brinca Rory usando como suporte o casal pop dos anos 2000.

Justin Timberlake é um cantor americano que ganhou fama internacional como vocalista da banda pop “N’SYNC”. Britney Spears é uma cantora de música pop americana. Ambos formaram o casal menos inusitado dos anos 2000. O relacionamento durou 2 anos.

britney-justin-forever

11) Caneta Mont Blanc

Emily e Lorelai estão no shopping escolhendo um presente apropriados para Rory. Emily sugere uma “mont blanc”.

Montblanc International GmbH é uma companhia alemã de artigos de luxo, tais como canetas, relógios, jóias. A empresa tem sede em Hamburgo. É uma das marcas do conglomerado Richemont. Uma caneta simples Mont Blanc custa, hoje, por volta de R$1000,00.

60ffc70a-f5da-470a-b3e5-a9cac89d1bed

12) Barbara Hutton Lorelai diz a Emily que ela está comprando presentes para sua neta imaginária, Bárbara Hutton.

Barbara Hutton era uma herdeira da fortuna de Woolworth, conhecida por seu estilo de vida luxuoso, pelo amor às compras e por dar presentes caros a estranhos. Uma espécie de Paris Hilton de antigamente.

1-1538846364026

13) Filofax e Farrah Fawcett

Emily se irrita com Lorelai pelas sugestões descabidas de presentes. Entre eles, um filofax e uma camiseta da Farah Fawset. Uma observação: Emily acaba escolhendo umas pulseirinhas vagabundas e horrosas estimulada por Lorelai que ao fim, descobrimos, deu um MacBook para a filha. Poxa, não precisava dar um carro, mas um elástico com miçangas?

Filofax são aquelas agendinhas pessoais encadernadas em couro com uma ferragem de seis argolas.

Farrah Fawcett era uma atriz que se tornou um ícone da cultura pop e um símbolo sexual nos anos 70 e foi a estrela da série de TV Charlie’s Angels (As Panteras). Ela tinha um dos cartazes mais populares de todos os tempos, que enfatizava seu sorriso e seu grande penteado de 70 anos.200px-Farrah_Fawcett_1977 Farrah Fawcett morreu no dia 25 de junho de 2009 às 9h30min (horário da Califórnia), no Hospital Saint John, na Santa Mônica. Coincidentemente Farrah Fawcett faleceu do rei do pop Michael Jackson, fazendo com que a notícia de sua morte fosse ofuscada.

 

14) Lemonheads

Lorelai pergunta para Rory o porquê do “azedume”(foi como traduzido “lemonheads”).

Lemondheads são balas azedinhas populares nos EUA. O doce foi criado pela Ferrara Candy Company, em 1962.

15) Cinderela

Lorelai sugere a Rory assumir o tule dos vestidos comprados por Emily para a glamourosa festa de aniversário e cita uma versão moderna de Cinderela.

“Cinderela” é um conto popular clássico que usa o clássica estratégia dramatúrgica opressão injusta/recompensa triunfante. O personagem-título é uma jovem que vive em circunstâncias infelizes, mas é recompensada e transforma-se em uma donzela dona de uma fortuna notável. A história de Cinderela é um dos mais populares contos de fadas e influenciou e influencia o imaginário coletivo. Seus elementos continuam presentes na cultura popular, emprestando enredo, alusões e arquétipos a uma ampla variedade de produtos culturais.

16) Denny’s

É noite, Lorelai vai ao quarto de Rory para felicitá-la. Rory: Então eu pareço mais velha? Lorelai: Você entra no Denny’s antes das 17:00, você tem um desconto.

Denny’s é uma cadeia de restaurantes que oferece descontos para idosos que jantam antes das 17h.

17) The Waltons

Essa referência se perde tanto na dublagem, quanto na legendagem. Na cena Lorelai está deitada com Rory em sua cama contando sobre o evento de seu nascimento.

Lorelai: E embora alguns tenham chamado a experiência mais significativa de sua vida, para mim era algo mais parecido com fazer espacate em uma caixa de dinamite.

Rory: Eu me pergunto se os Waltons já fizeram isso.

The Waltons foi uma premiada série de TV do EUA. O enredo acompanhava a vida de uma família rural do estado da Virgínia, na época da Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial. The Waltons venceu o Emmy de melhor série dramática em 1973.the-waltons

Curiosidade: “Durante um discurso de janeiro de 1992, o ex-presidente George H. W. Bush mencionou que ele desejava fazer da família americana mais próxima dos Waltons e mais distante dos Simpsons (“make American families a lot more like the Waltons and a lot less like the Simpsons”). Em um comercial, Bart Simpson respondeu que “We’re just like the Waltons. We’re praying for an end to the Depression, too.” (Tradução aproximada: “Nós somos como os Waltons. Nós estamos orando para a Depressão americana terminar, também”.)”, consta na Wipédia. TOMA!

18) Edith Wharton

Emily: Bem, eu queria que tudo fosse perfeito. O que você acha?

Lorelai: Acho que Edith Wharton ficaria orgulhosa e ocupada tomando notas.

8597-004-FB7B2842Edith Wharton, romancista e contista americana, nasceu em uma família rica e suas obras, como A Casa da Alegria e A Era da Inocência desenvolvem-se em contextos elitistas, utilizando como tema de fundo o mundo dos privilegiados, principalmente os “novos-ricos”. A contista foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pulitzer de Ficção, em 1921, com “A idade da Inocência”.

 

19) Shirley Temple, Shirley Temple-Black e “Good Ship Lollipop”

Durante a festa organizada por Emily, Lorelai oferece uma bebida a Rory.

Rory: O que é isso?

Lorelai: um Shirley Temple

Rory: O que você está bebendo?

Lorelai: Um Shirley Temple-Black.

Rory: (cheira) Uau.

Lorelai: Eu peguei o seu “Good Ship Lollipop” bem aqui, senhor.

“Shirley Temple” é um coquetel não alcoólica, normalmente feito com ginger ale e groselha e decorado com cereja marrasquino. Receitas modernas costumas usar refrigerante de limão ou suco de laranja.

Shirley Temple-Black” é um Shirley Temple com uma dose de Kahlua, um licor a base de café.

Good Ship Lollipop” foi a canção assinatura da atriz Shirley Temple do filme Bright Eyes. A música foi composta por Richard A. Whiting e a letra foi criada por Sidney Clare.

20) Freaky Friday

Rory se irrita com as exigências de sua avô na frente de todos, durante sua festa. Rory se retira da festa. Lorelai vai atrás da garota. “Aquele foi um lindo momento de sexta-feira que tivemos lá atrás”, diz a mãe, sugerindo que aquele comportamento seria típico da mãe e não da filha.

image_54755c2dFreaky Friday é um livro que foi diversas vezes adaptado para o cinema. Uma das adaptações mais conhecidas é 1976, dirigido por Gary Nelson para a Walt Disney Productions. Na trama, uma mãe e uma filha que têm dificuldades em se entender trocam de corpo e tem a experiência de conhecer as dificuldades da vida um da outra, durante um tempo. Em 2003, Lindsey Lohan e Jamie Lee Curtis deram corpo para as problemáticas mãe e filha.

21) Clorox

Lorelai e Rory estão sentada na antiga cama de Lorelai conversando.

Lorelai: And I said something at the table about the pâté smelling like Clorox and one thing led to another and I wound up here. I hadn’t told anybody yet about me. And you. (E eu disse algo na mesa sobre o patê cheirando a Clorox e uma coisa levou a outra e acabei aqui. Eu não tinha contado a ninguém sobre mim. E você).

A Clorox Company é uma fabricante norte-americana de vários produtos alimentícios e químicos com sede em Oakland, Califórnia. Seu produto mais conhecido é o branquedor Clorox. No Brasil, é a popular Qboa.

22) Fez

Rory quer viajar para Fez e seu avô a presenteia com uma quantia em dinheiro para ajudá-la a realizar o desejo. 

Fes ou Fez é a segunda maior cidade do Marrocos, seguindo Casablanca, com uma população de aproximadamente 1 milhão (2010). Em Fez está localizada a Universidade al Quaraouiyine, a mais antiga universidade do mundo ainda em funcionamento, criada em 859. Fez é considerada a capital cultural do Marrocos.

visitas-guiadas-fez-1dia-1

23) Harvard

Rory vai a feira universitária namorar a ideia de ser uma estudante de Harvard.

A Universidade de Harvard é uma universidade privada da Ivy League, localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Harvard foi criada em 1636 e é a mais antiga instituição de ensino superior dos EUA. A universidade é considerada uma das melhores do mundo. Pertencem a Ivy League oito instituições: Harvard, Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth College, Universidade da Pensilvânia, Yale e Princeton. A Ivy Leage é um conferência desportiva da Associação Atlética Universitária Nacional, dos EUA. Antes de receber a nomeação oficial, o seleto grupo já existia partilhando afinidades e exigências, tais com excelência acadêmica e elitismo.

Harvard

24) Bradeis

Rory encontra Paris na feira acadêmica. A amiga estranha sugere a Rory que vá para Brandeis.

ChapelPondUniversidade de Brandeis é uma instituição universitária privada americana, cujas atividades de ensino e pesquisa são prioritariamente voltadas para as artes liberais. A universidade fica na cidade Waltham, no condado de Middlesex, em Massachusetts, próximo a Boston.

 

25) The Wall Street Journal

Rory cita o famoso jornal estadunidense ao levar uma revista popular para seu avô se entreter na sua festa caseira.

O Wall Street Journal é um jornal diário internacional de língua inglesa, publicado pela Dow Jones & Company, uma divisão da News Corporation, em Nova York, com edições asiáticas e européias. O jornal ganhou 39 prêmios Pulitzer até 2015 e deriva seu nome da Wall Street, o coração do distrito financeiro de Lower Manhattan, Nova York.

download (3)

Era isso. 25 interessantes referências culturais. Estou omitindo aqueles referências já citadas anteriormente. Ahh, como não poderia faltar, dá uma olhada na trilha sonora do episódio.

Musicas:

Happy Birthday”, Altered Images

This Old House”, Brian Setzer Orchestra

What A Wonderful World”, Louis Armstrong

Why Does It Always Rain On Me?”, Travis.

The Lathe of Heaven”, Scott Abels, Aaron Owens, Matthew W. Parker, David Fuentes, and Brian Dixon

 

__________________________

Se você curte a Pitanga e quer contribuir para a manutenção do blog, você pode fazer uma doaçãozinha qualquer para a conta a seguir. Ajuda vai! Vamos manter o blog vivo!

 

Banco do Brasil

AG: 1899-6

Conta: 44.565-7

Alessandra G. Fagundes Verch

(cpf: 011.083.270-10)

Uma consideração sobre “Todas as Referências Culturais de Gilmore Girls – T01, E06”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s