Todas as referências culturais de Gilmore Girls – T1, E4

Por Alita.

Bom, a primeiríssima referência cultural começa antes de qualquer uma das garotas gilmores bocejarem. Começa antes mesmo da deliciosa abertura. Ela está no título! Muito embora o título em português seja “Em busca da perfeição” e traduza literalmente o enredo do episódio em que Rory vai mal pela primeira vez na vida em uma prova escolar (e fica muito chateada e enfia sua cara nos estudos para brilhar no teste seguinte – o que infelizmente não ocorre), o título original remete a um clássico filme que não é tão literal, mas é muito mais criativo.

Metáforas <3.

1) The Deer Hunter

O título do episódio é The Deer Hunter, mais conhecidos nessas bandas como O franco atirador. O filme é um drama de guerra de 1978, dirigido por Michael Cimino e estrelado por Robert De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken, entre outros. O enredo gira em torno de um trio de metalúrgicos russos-americanos e seu serviço de infantaria na guerra do Vietnã. É um libelo pacifista por expor de forma contundente as consequências da guerra para o indivíduo submetido a ela, que vai do abuso de drogas às doenças mentais.

A metáfora com episódio provavelmente se relaciona com o fato de Rory se submeter à níveis de estresse e pressão altíssimos na busca pela sua adequação aos padrões de excelência de Chilton. Isso levou Rory a fazer loucurinhas momentâneas. Evidentemente um paralelo exagerado, mas um exagero engraçado e criativo.

 

2) Sheakespeare

William Sheakespeare. É sobre ele que será a prova de Rory (que vale 20% da nota final) e a garota precisa ahasar para compensar o fracasso do “D” no trabalho anterior. Shakespeare, como (acredito) todos sabem, foi um dramaturgo, poeta e ator inglês que (acredita-se) viveu de 1564 a 1616 nesse mundo de meu deus. O autor se notabilizou pelas comédias, tragédias e dramas históricos que escreveu, além de seus poemas e sonetos. Entre suas comédias as mais famosas são: Sonho de uma noite de verão, A megera domada e O mercador de Veneza. Já entre suas tragédias destacam-se: Romeu e Julieta, Rei Lear, Hamlet, Macbeth e Otelo. Entre os dramas históricos estão Henrique IV e Ricardo II.

Shakespeare se eternizou como o principal decodificador das paixões mais violentas do ser humanos, transformando em belas palavras pulsões tão subjetivas que não poderiam ser apreendidas por outras mãos.

Shakespeare

BBC certa vez selecionou as 10 frases mais famosas das obras de Shakespeare. Dá uma olhada no nível:

1) Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte; os valentes morrem uma única vez.” (De Júlio César)
2) “A vida é uma simples sombra que passa (…); é uma história contada por um idiota, cheia de ruído e de furor e que nada significa” (De Macbeth)
3) “Mais doloroso do que o dente de uma cobra é ter um filho ingrato! Partamos, vamos.” (De Rei Lear)
4) “Oh Deus! Por tudo quanto tenho lido ou das lendas e histórias escutado, em tempo algum teve um tranquilo curso o verdadeiro amor.” (De Sonho de uma Noite de Verão)
5) “Não serre o ar com as mãos, desta maneira; seja temperado nos gestos; pois mesmo na torrente, na tempestade e até no torvelinho da paixão, é preciso conceber e exprimir sobriedade – o que engrandece a ação.” (De Hamlet)
6) “Você tem bruxaria em seus lábios, Kate.” (De Henrique V)
7) “O Inferno está vazio e todos os demônios estão aqui.” (De A Tempestade)
8) “No entanto, para dizer a verdade, hoje em dia a razão e o amor quase não andam juntos. É pena que alguns vizinhos honestos não se esforcem para torná-los amigos. Como vê, também posso ser espirituoso se houver ocasião.” (De Sonho de uma Noite de Verão)
9) “O mundo inteiro é um palco e todos os homens e mulheres não passam de meros atores. Eles entram e saem de cena, e cada um, no seu tempo, representa diversos papéis. Seus atos se distribuem por sete idades.” (De Como lhe Aprouver)
10) “Ah, apesar de amar o que outros abominam, com os outros tu não deves abominar o meu estado; se a tua falta de valor despertou o amor em mim, mais digno eu, de ser de ti amado.” (Do Soneto 150).

3) Chevalier

Drella, a harpista, tropeça com sua harpa em Michel, o francês, que fica revoltado e a chama de imbecil. Drella então solta um “Pare com isso, Chevalier”. Chevalier é o título honorífico que os cavaleiros de Napoleão recebiam. Michel emenda “Você é estúpida, cega e desajeitada”, ao que Drella rebate “Pelo menos não sou francesa”. Hmmm. Piadinhas problemáticas não são raras.

4) Versace

Os dois continuam discutindo e Michel fala que seus sapatos italianos foram caríssimos. Drella o chama de bebê e indaga “Eu me pergunto de Versace faz chupeta”. Gianni Versace foi um estilista famosérrimo italiano que foi assassinado por um serial killer em Miami Beach. Foi o fundador de uma das marcas de modas mais sólidas e luxuosas. Após sua morte o império Versace passou a ser administrado por sua irmã Donatella Versace.

180113-gianni-versace-heir-feature-6

5) Black Sabath

Drella toca alguns acordes de “Iron Man” do Black Sabath em sua harpa. Hahah Lorelai chega rapidamente e vaticina “Nada de Black Sabath, Steely Dan, Boston ou Queen”. Poxa, Lorelai. Só os clássicos.

Segue a trágica lista de proibições:

6) Mozart

Mozart tá liberado pela Lorelai. Wolfgang Amadeus Mozart foi um genial compositor austríaco que nasceu em 1756 e morreu em 1791 e escreveu mais 600 obras nesse pequeno intervalo de tempo. Não existia netflix nessa época. Talvez tenha sido pop, mas quem resiste a I want to break free. I want to break free. I want to break free from your lies. You’re so self satisfied I don’t need you. I’ve got to break free. God knows, God knows I want to break free. Poxa.

A Flauta Mágica é uma das mais famosas obras de Mozart. Nesse vídeo abaixo ela é interpretada pela Orquestra Sinfônica de Limeira e regida pelo maestro Fernando Barreto.

7) Artie Shaw

Drella resmunga para Lorelai “Eu sou o Artie Shaw dos harpista” após Lorelai lembrá-la que Mozart estava liberado. Artie Shaw foi um famoso clarinetista de jazz dos EUA. Nasceu em 1910 e morreu em 2004. Era um músico autoral e seus clássicos mais famosos são Begin the Beguine e Oh, Lady Be Good.

Shaw estrelou alguns filmes também, interpretando ele mesmo. Em Second Chorus, estrelado por Fred Astaire e Paulette Goddard, ele recebeu duas indicações ao Oscar pela Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção (Love of My Life).

8) Joana D’arc

Lorelai chega a cozinha e pergunta se tem café. Sookie completamente aérea e desiludida com parte da crítica feita por um famoso crítico gastronômico local responde que há café fresco. Lorelai pega a cafeteira seca e retruca com uma piadonha. “Fresco na minha primeira vida como Joana D’Arc”.

Essa vai ser copia e cola da wiki >>> “É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os Borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada na fogueira, em um auto de fé pelos Borguinhões em 1431”. Quem quiser saber mais sobre essa célebre personalidade histórica joga na wiki que tem bastante coisa ou veja a produção tcheco-francesa de 1999 dirigido por Luc Besson e estrelado pela maravilhosa Milla Jovovich. Há também uma produção estadunidense clássica dirigida por Victor Fleming e protagonizada por outra maravilhosa aka Ingrid Bergman, de 1948.

 

9) Shakespeare, Marlowe, Bacon, Ben Jonson, John Webster.

Esses são os figurões da literatura elisabetana que Rory irá estudar no seu primeiro ano em Chilton.

Shakespeare foi descrito acima. Marlowe, ou , é contemporâneo de Shakespeare. Nasceu em 1564 e morreu aos 29 anos assassinado em uma taberna. Suas peças mais famosas são O Judeu de Malta, A trágica história do Dr. Fausto e Hero e Leandro. Em 2016, a Oxford University Press informou que Marlowe será creditado como coautor em três obras atribuídas a Shakespeare. Especialistas confirmaram que a contribuição de Marlowe a esses textos foi “importante e suficientemente evidente”, declarou à BBC Gary Taylor, da Oxford University Press. Os dois escritores aparecerão, a partir de agora, juntos nos títulos de crédito das três partes da obra de teatro “Enrique VI” (veja mais aqui).

marlowe

Francis Bacon foi um político, filósofo e ensaísta inglês e é considerado o fundador da ciência moderna. No campo literário, seus Essays (Ensaios), publicados em 1597, 1612 e 1625 são fundamentais.

download (2)

Ben Jonson foi um dramaturgo, poeta e ator inglês da Renascença, também contemporâneo de Shakespeare. Suas peças mais conhecidas estão Volpone, O Alquimista e A Feira de São Bartolomeu: uma Comédia.

220px-Benjamin_Jonson_by_Abraham_van_Blyenberch

John Webster, por sua vez, se notabilizou com as tragédias The White Devil e The Duchess of Malfi.

39090

10) B-52’s

Uma menção honrosa a essa banda clááássica formada em 1976. A banda, talvez a mais famosa de rock e new wave, interrompeu seus trabalhos em 1994, mas retornou à atividade em 1998.

Lorelai chega para a reunião de pais da escola de Rory vestindo uma camiseta massa da banda.

11) Saved by the bell

Rory explica que sentiu muito humilhada pela nota baixa que recebeu e por isso não contou a Lorelai. Lorelai então a acalma. “Querida, uma vez você me disse que adorava Saved by the bell. O que poderia ser mais humilhante que isso?”. Ahahah

A série de TV norte-americana, Saved by the bell exibida originalmente em 4 temporadas, o Brasil, foi exibida pelo SBT com o nome de Uma Galera do Barulho. Nossa, lembro demais. Eu amava essa e O mundo é dos Jovens. Queria muito ser Topanga.

12) Soneto 116, de William Shakespeare

Rory está cada vez mais tensa com a prova que se aproxima e Paris faz questão de esbanjar antipatia exibindo toda sua erudição ao recitar um trechinho desse soneto a Rory.

Não me permita permitir, entre o casamento
de duas mentes verdadeiras, impedimentos. Amor
não é amor se muda ao encontrar mudança.

Ou se é apagado pelo apagador.
Oh, não! O amor é escrito em tinta perpétua
e atravessa, sem mácula, a água de tempestades.

É o mapa que guia navios perdidos,
seu valor é incalculável,
embora sua extensão física seja calculável.

O amor não se submete ao tempo,
mas a lábios rosados e as faces vermelhas.
O amor não se mede em horas ou semanas,
Ele persiste ainda nos portões do abismo.

E se eu estiver errado – e isso for provado,
eu jamais escrevi, e ninguém jamais amou.

13) Pat Benatar

Drella pergunta a Lorelai o que ela acha de Pat Benatar. Lorelai irônica responde: “Ótima ideia. Ela sabe tocar harpa?”

Pat Benatar é uma cantora de rock norte-america que compôs a música “Love is a Battlefield”, um hino adolescente em 1983, e trilha sonora do filme “De Repente 30”. Aquele cena da Jenifer Garner no quarto com as garotas dançando loucamente, lembra? Muito fofa!

14) Duce

Rory não consegue fazer o teste e Lorelai é chamada na escola. No calor da discussão com o diretor de Chilton, Lorelai se refere a ele como o “Duce”. Duce em italiano significa líder. Foi usado para designar diversos líderes, mas foi com o ditador fascista Benito Mussolini que o termo se popularizou e ficou para sempre associado ao fascismo.

download (3)

15) Flashdance

Achei que essa escola ia ser tão legal. E agora acho que vai para lista ‘cara, como eu estava errada’. Logo acima das calças-saias, mas abaixo da fase flashdance” (GILMORE, L, 2000).

Flashdance. Anos 80. Dança. Moletomzão. Calcinha preta. Permanente. Ombreiras. Salto agulha.

POLAINAS!

❤ ❤ ❤

Um filme desses, bicho! Fala mal não.

E o episódio chega ao fim.

Mais!!

Trilhas:

Anúncios

Uma consideração sobre “Todas as referências culturais de Gilmore Girls – T1, E4”

  1. oii, eu sou doida por gilmore girls eu juro que eu queria muito ser que nem elas duas morar naquela cidadezinhaaa… ahh que bom.. Mas o jeito da lorelai me encanta eu juro, eu sempre fiquei tipo como eu posso ser parecida com ela saber as coisas assim na ponta da língua e pegar essas referências e também o estilo delas nossa eu amo de maissss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s