O que fazer com pneus inutilizados?

Por Alessandra Verch.

Você sabia que os pneus utilizados podem causar sérios problemas ambientais?Aliás, o descarte incorreto de pneus é um dos principais problemas ambientais modernos. Pois é, esses objetos extremamente necessários, tanto no transporte de passageiros quanto no transporte de carga, por serem volumosos e de estrutura complexa (são compostos de borracha, aço e tecido) precisam ser armazenados em condições apropriadas para evitar os riscos de incêndio e a proliferação de mosquitos e roedores transmissores de doenças. Para piorar a sua reciclagem é praticamente impossível, devido a complexidade de sua estrutura, e eles não podem ser destinados a aterros por apresentarem baixa compressibilidade e degradação lenta. Devido a isso uma tendência mundial desastrosa vem se popularizando: o abandono de pneus em cursos d’água.

Segundo um artigo publicado na revista Limpeza Urbana, de autoria de Sandra Bertollo, José Fernandes Júnior, Romulo Villaverde e Delchi Migotto Filho, se houvesse legislação e estímulo governamental os pneus poderiam ser “aplicados em obras de contenções nas margens dos rios para evitar desmoronamentos; na construção de equipamentos para parques infantis; no controle de erosão, etc. Inteiros podem ainda ser utilizados como combustível em fábrica de celulose e papel, em fornos de cimento e em usinas termelétricas”.

Especialistas em gestão de resíduos afirmam que pneu não é lixo e, muito embora, a reciclagem que visa recuperar as matérias originais seja inviável, a incineração de pneus em fornos de cimento é um gerador de energia. O problema é que esse processo gera, também, gás carbônico contribuindo para o aumento do efeito estufa terrestre. Ou seja, é um problema complexo.

No entanto, nós cidadãos usando a criatividade podemos buscar formas de reutilização do nosso próprio material inutilizado e os pneus podem ser transformados em objetos úteis e bonitos.

Dá uma olhada nas imagens que selecionamos e que evidenciam as possibilidades de reutilização de pneus:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s