Qual é a sua pegada ecológica? Descubra quantos Planetas Terra são necessários para sustentar seu estilo de vida

Por Alessandra Verch.

Você sabia que todos nós deixamos pegadas por onde andamos, certo? Para nos locomovermos, ou melhor, para vivermos precisamos de um número cada vez mais ilimitado de recursos de vários tipos, como bens não duráveis, bens duráveis, produtos alimentares, serviços de comunicação, transporte, infraestrutura etc. Pois bem, cada recurso que nós julgamos necessário para nossa vida causa um tipo de impacto no meio ambiente. Segundo a organização WWF pegada ecológica é “uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta”.

Com isso, nossa pegada pode ser mais “profunda” ou mais “sutil”, a depender de nossa vontade. Se atentarmos para detalhes de nossa vida e de nosso consumo podemos, facilmente, diminuir o impacto negativo que causamos no planeta.

Quantas vezes você come carne por semana? Onde você costuma comprar seus alimentos? Como foi produzido o bem comprado? Essas são questões-chave para calcularmos a nossa pegada ecológica. Faça o teste, rapidamente, e descubra qual é a sua pegada clicando aqui.

Quando diminuímos a nossa pegada ecológica estamos buscando formas menos agressivas de conviver no ambiente em que estamos inseridos. Mas o que significa formas menos agressivas? É simples. Quando antes de comprarmos uma estante de madeira, por exemplo, buscamos informações sobre a sua origem e como foi produzida, eliminando marcas ou empresas que possuem fornecedores que utilizam madeiras oriundas de zonas de preservação ambiental, ou ainda madeireiras que atuam coagindo populações tradicionais e se utilizando de fortes ameaças (ou mesmo assassinatos) a fim de obter sua matéria-prima sem serem denunciadas, estamos agindo de forma menos agressiva, ou melhor, estamos agindo de forma mais responsável e estamos agindo com cidadania. É a cidadania planetária.

É óbvio que todo o nosso cotidiano e o nosso estilo de vida, não apenas as decisões políticas e as práticas empresariais, são responsáveis pela depredação que o meio ambiente vem sofrendo. Muito embora nosso impacto seja em uma escala bem menor, somos nós, consumidores, que sustentamos empresas irresponsáveis e pouco ecológicas. Somos nós consumidores que prezamos ir ao supermercado ao invés de ir à feira. É, portanto, inadiável nos modificarmos e modificarmos nossas práticas cotidianas.

Refletir sobre o nosso consumo, o diminuindo, o transformando e buscando uma convivência solidária e responsável é o primeiro passo para diminuirmos a nossa pegada ecológica, ou seja, para diminuirmos os danos que nosso estilo de vida causa à nossa Terra.

________________________

Se você curte a Pitanga e quer contribuir para a manutenção do blog, você pode fazer uma doaçãozinha qualquer para a conta a seguir. Ajuda vai! Vamos manter o blog vivo!

 

Banco do Brasil

AG: 1899-6

Conta: 44.565-7

Alessandra G. Fagundes Verch

(cpf: 011.083.270-10)

Anúncios

7 opiniões sobre “Qual é a sua pegada ecológica? Descubra quantos Planetas Terra são necessários para sustentar seu estilo de vida”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s