O rei do camarote e os bobos da corte, é difícil respeitar

Por Bruna Stephanou

Já me sinto meio idiota de escrever sobre isso, mas fazer o quê? O que vira febre, gera opiniões e estas, sim, me interessam.

O Rei do Camarote pode ser um bosta, um gênio, uma reflexão, um representante ou um mero rico brega. Eu acho que é tudo isso, e mais um pouco.

Custo a acreditar que o vídeo veiculado nas redes sociais seja, de fato, uma exibição verdadeira de um status social, sem entrar no mérito de ironias. Porque vamos combinar é genial, só pode ser fake! Mas vamos lidar com a hipótese de que seja verdadeiro…

Por que ele nos irrita tanto? Inveja como o próprio sugere?

Também, poxa, também mesmo! Falo pela minha classe, média, intelectualizada, recém-saída das fraldas e que produz muito lixo pseudo ideológico.

Nós adoraríamos beber champagne. E não sejamos hipócritas, adoramos furar as filas de festas como se fôssemos vip’s, ser amigo do DJ, postar foto de uma comida bonita e, seja lá porque razão, “chique”.

Tem também as pessoas que acham que cultura é algo mensurável e valioso. Tudo bem, nós não achamos, não ligamos pra bens materiais, mas eu li mais, vi mais, ouvi mais, sei mais. Tudo mais. Que estranho, né?

Paro por aí porque não falo por outros (quase nunca). Agora fica por vocês e suas “invejas”.

Mas voltando à irritação.

Ele nos ofende de verdade? Ok, ele é um otário. Mas é claro que não nos ofende. Admitamos, pessoal, nós não estamos fudidos, estamos bem. Temos travesseiros macios e adoramos quando otários aparecem para serem execrados publicamente. Chega de bancar o hostilizado e atingido o tempo todo, isso é muito chato!

COMO ASSIM? Mas eu me sensibilizo pela a maioria da população brasileira que não tem onde cair morblablabla” gritará alguém indignadíssimo. Aham, conta outra. Você se sensibiliza por você mesmo e pela ideia que construiu de você enquanto um ser humano que se sensibiliza com “o sofrimento dos outros”. Mas, fica a dúvida, “o sofrimento dos outros” aumentou? A fila do SUS aumentou com a viralização desse vídeo? As escolas públicas pioraram? Não, já sei, os homicídios triplicaram? Você só tomou conhecimento que temos uma elite otária que caga na cara da sociedade hoje? Ou só precisa ser o MAIS indignado numa competição secreta entre revolucionários sensíveis ao “sofrimento dos outros”?

Pois, isso faz rir também. Porque estou louca pra jogar tudo pro ar e rir de bobagens! É uma sátira, um retrato de nossa sociedade dividida entre “otários”, “invejosos” e “sofredores”, segundo nossas próprias tipificações. E mesmo não concordando com os gostos e ostentações desse otário, valorizemos o humor tosco do produto. O vídeo é genial, conseguiu o que queria: ser o assunto do dia.

Se tu não acha graça, te desperta pena ou indignação, simplesmente lide (ou não) com isso assim como os que acham legal lidam (ou não) com a sua indignação. Lembra da parte em que temos que respeitar os outros? É na diversidade de ideias também.

7 comentários

  1. Gostei da forma descontraída, levemente irônica e um pouco ácida (como uma pitanga) como a autora desenvolve o raciocínio. E só os que lêem de forma mais apressada é que acharão que esta tal de Bruna não é sensível. Na verdade, trata-se de uma arguta e sutil sensibilidade

    1. É sim Luis, uma cabeça e tanto. É uma satisfação conseguir trazer ela para o mundo virtual e fazê-la compartilhar seus textos. Ela é a cara da Pitanga. Valeu, querido!
      Abs!

  2. Luis, obrigada pela consideração. Me sinto altamente lisonjeada com teu comentário. Espero te manter admirado em futuras contribuições textuais! Abraço, Bruna Stephanou.

  3. Esse cara é a versão – macho ( não afirmo o macho ) daquela mulher SUPRA SUMO do BREGA , Val Marchiori .
    Sinceramente , acho que ele se inspira nela e tbem acho que o patrão dele foi viajar e ele tá pagando de boy com o carro dele .

Deixe um comentário