A representação nossa de cada dia

Por Bruna Stephanou

Essa polêmica, recente, do uso de animais em testes é mais do que chata, não?

É claro que você é contra. Do contrário, é uma pessoa sem coração.

Ora, maltratar um beagle. Gente, um fofinho de um beagle! Não! Não dá pra aceitar. Só eu gostaria de estar em São Roque e ter adotado um, assim, de graça? Porque vamos combinar, o bicho é caro.

Tá, não vou fugir do assunto, vamos desmembrar a questão.

Somos preconceituosos e isso se desdobra em uma compaixão sectarista, veja você, até quando estamos falando de animais. Animal fofinho deve ser defendido. Os nojentos? Bem, pra esses não estamos nem aí, não causam tanta dó no coração, não é verdade?

Ainda tem o fato de apoiarmos problematicamente o que defendemos. Ou defendermos problematicamente o que apoiamos, sei lá. Quer ver?

Eu sou contra as pesquisas com animais, mas sou coerente com essa decisão na minha vida? Você pesquisa as marcas que usa? Todas as marcas que usa? Não, né?

Pois é, essa falta de interesse é intrínseca à personalidade do “tanto faz” e isso acarreta sermos coniventes com tal absurdo. Ou seja, somos apenas discursivamente contra, ou melhor, somos “politicamente corretos”. Na pior acepção do “politicamente”, a que denota a esse comportamento pura representação.

Eu sei que tu não levas listinha da PEA (Projeto Esperança Animal – divulga marcas que usam animais em testes) pro supermercado, então paremos de julgar. (Se você faz isso, meus sinceros parabéns, mas mantenho o “pare de julgar”. Estimule a mudança, é mais produtivo).

Aliás, deu de briga. Compre consciente, do contrário pare de encher a timeline com fotos de animais machucados e frases de impacto. Agradecida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s