Financiamento público de campanha é defendido por ministros, em Porto Alegre, no Conselhão

Por Alessandra Verch.

O financiamento público de campanhas eleitorais foi defendido, nesta terça-feira, em Porto Alegre, pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho. Ambos vieram à capital gaúcha participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (CDES-RS), o Conselhão.

Segundo Cardozo, “o financiamento eleitoral é a porta de entrada para a corrupção no país”, o ministro ainda declarou ser falsa a percepção de que a corrupção aumentou, argumentando que essa sensação decorre do aumento da transparência.

O financiamento público é uma das agendas do PT e integra um pacote amplo de propostas que visam a Reforma Política. No início de abril deste ano, uma tentativa de realizar, na Câmara dos Deputados, a votação de um Projeto de Lei Ordinária (com a proposta do financiamento público) e dois Projetos de Emenda à Constituição, de autoria do Dep. Henrique Fontana (PT/RS), ambos com vistas à Reforma Política foi frustrada por falta de acordo entre governo e oposição.

A Pitanga Digital fez um especial sobre diversos pontos importantes da reforma política em debate, atualmente. Entre os pontos esmiuçados está o financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais, para saber mais clique aqui.

O que é o Conselhão?

Segundo o próprio sítio do Conselhão, “o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é um espaço público não-estatal que tem o papel de analisar, debater e propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul. É órgão consultivo do governador e integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã. Busca intensificar o diálogo e a concertação, fortalecendo a democracia no Estado. Tem em sua constituição a pluralidade da sociedade gaúcha, num ambiente de reflexão, trânsito de ideias, reconhecimento das diferenças na busca de consensos.”

Para saber mais sobre o Conselhão e visualizar as agendas das reuniões clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s