O presidente do júri do Festival de Veneza 2013 será Bernardo Bertolucci, diretor de “O último tango em Paris”

Por Alessandra Verch.

Foi anunciado ontem (9), que o diretor de “O Último Tango em Paris” (1972) e “O Último Imperador” (1987), Bernardo Bertolucci será o presidente do júri internacional do Festival de Cinema de Veneza deste ano, que irá premiar as produções com o Leão de Ouro e outros prêmios oficiais.

O diretor nunca teve um filme competindo no festival, mas foi homenageado pelo conjunto da obra, em 2007, com um Leão de Ouro. Em 2011, participou, novamente, do Festival para homenagear o ator e diretor Marco Bellocchio.

Bertolucci já havia presidido o júri de Veneza, em 1983, na 40ª edição do Festival, ano em que o Leão de Ouro foi dado a Jean-Luc Godard por Carmen de Godard.

Muito poucos diretores podem reivindicar uma experiência de vida tão apaixonadamente comprometido com o cinema contemporâneo como Bertolucci. Seu trabalho tem explorado com curiosidade insaciável o mundo que nos rodeia e a linguagem em constante evolução do cinema, descobrindo e trazendo ao nosso conhecimento o que é mais importante e bonito. Tal compromisso com ‘o presente’ é um dos melhores serviços que o cinema pode tomar para si e é uma das muitas razões pelas quais Bertolucci é o Presidente do Júri”, afirmou o diretor do Festival de Veneza Alberto Barbera. Já Bertolucci afirmou que aceita a responsabilidade alegremente, “ao longo de um punhado de dias, estou tendo a oportunidade de ver o trabalho mais interessante que está sendo feito no cinema em todo o mundo. Meu amigo e fã de cinema Alberto Barbera tem o dom de descobrir os nichos mais misteriosos do cinema nos países mais misteriosos do mundo”, afirmou o diretor.

O 70º Festival Internacional de Cinema de Veneza é organizado pela La Biennale di Venezia, e ocorre do dia 28 agosto a 7 setembro de 2013.

Segundo a própria La Biennale di Venezia, o objetivo do Festival é promover a sensibilização para os vários aspectos do cinema internacional, ou seja, para o cinema enquanto arte, entretenimento e indústria, “em um espírito de liberdade e diálogo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s