Adoráveis monstros, ilustrações de Bakea

Quase todos nós, quando crianças, tínhamos medo de monstros, não? Muito utilizados pelos pais e mães para fazer as crianças dormir, comer, vestir a roupa, etc., os monstros, e outras criaturas estranhas e amedrontadoras, é (ou era) uma forma popular de coagir as crianças a fazer algo contra vontade. No entanto, vamos nos adaptando com o discurso e nos familiarizando com aqueles que, os aos poucos, passam a ser nosso estranhos amigos. Passamos a imitar, nos fantasiar e, as vezes, até a brincar com essas criaturas inexistentes.

bakea1

E talvez essa relação ambígua, misto de medo e adoração, esteja por trás das inspirações de Juan Carlos Paz, mais conhecido pelo seu alter ego Bakea. O ilustrador parece ser bastante familiarizado com os monstros e seu olhar denota um certo carinho para com essas criaturas. Olhar semelhante ao menino de Onde vivem os monstros, livro de Maurice Sedak.

Bakea passou por algumas das melhores agências de publicidade da Espanha como diretor de arte, para depois se dedicar a sua criação particular, construindo mundos paralelos em que habitam estranhos animais de um, três ou cinco olhos. Bakea insere esses animais em ambientes reais, imagens de rios, florestas, praias, etc.

BAKEA-3 bakea-oldskull-04 juan-carlos-paz-aka-bakea-01

Seus monstros são terríveis e adoráveis, evidenciando um olhar infantil e ambíguo sobre eles. Essa percepção infantil, já presente em Sedak, e agora em Bakea, é quase um patrimônio cultural. É um traço de nossas infâncias, o que confere as ilustrações um ar singelo de melancolia. Em várias  ilustrações de Bakea discos voadores também estão presentes, as vezes de forma sutil, as vezes bem aparentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s