As instalações fotográficas do artista chinês Liu Bolin

O homem invisível, assim é conhecido Liu Bolin, que nasceu na província de Shandong, na China, em 1973. Liu Bolin é o  realizador de notáveis e curiosas instalações fotográficas em que ele pinta a si mesmo (e às vezes outras pessoas) com camuflagem perfeita, o fazendo desaparecer em um fundo ocupado. Liu Bolin tem bacharelado e mestrado em Belas-Artes.

Sobre sua inspiração, o artista já declarou que “essa é uma pergunta desconcertante (…) percebi que é muito difícil falar sobre a arte pura na China, porque ele está sempre ligada à sobrevivência. Minha vida na China tem sido sempre adicionando um monte de coisas para o meu corpo físico e mental”.

Surpreendentemente, logo após a primeira mostra individual do artista, em Pequim, em 1998, veio o reconhecimento internacional. As fotografias e esculturas de Bolin já foram mostrados no maior festival de fotografia contemporânea, o Les Rencontres d’Arles.

O artista tem realizado exposições individuais pelo mundo inteiro, para citar apenas algumas, em 2007, ele expôs na Dashanzi Art Zone, na China, e na Galerie Bertin-Toublanc, em Paris, em 2008, na Eli Klein Fine Art, em Nova York, e na Boxart Gallery, em Verona e, recentemente, Bolin expôs na Galerie Paris-Pequim, em Paris.

Perguntado sobre qual obra de arte mais aprecia, Bolin é enfático “a obra de arte que mais me interessa no momento são aquelas que levam o sujeito da vida real” e para ser exatamente isso que faz Bolin. Confere aí as incríveis instalações do artista:

Ficou curioso (a) para saber como o processo funciona? Dá uma olhada nesse vídeo em time-lapse:

Para saber mais sobre Liu Bolin acesse o site do artista.

Anúncios

Uma opinião sobre “As instalações fotográficas do artista chinês Liu Bolin”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s