Conheça a campanha “São Paulo, te quero 24h”

Por Alessandra Verch.

488388_550778458299576_994645786_n

O problema da mobilidade urbana é um tema atual enfrentado por todos os grandes centros urbanos. Considerando as dimensões da cidade de São Paulo a situação, simplesmente, agrava-se. A discussão sobre o transporte público em tempo integral é uma alternativa que está em pauta e vem se fortalecendo entre a população. Propostas como essas já chegaram à Assembleia Legislativa do estado, onde, inclusive, foi realizada uma audiência pública para debater a viabilidade do Metrô em tempo integral. No entanto, “a curto prazo, é impossível o Metrô atender 24h”, já declarou Milton Goia gerente de manutenção da companhia.

Porém, uma iniciativa bastante interessante vem chamando a atenção. É o projeto da galera da Grama! Visual Coletivo. Esse pessoal de São Paulo produziu um vídeo com cidadãos e cidadãs falando sobre os motivos e a importância do transporte público urbano funcionando 24h. A campanha “São Paulo, te quero 24h”, de autoria do grupo, está fomentando o debate nas redes sociais através de sua página no Facebook.

Para além da viabilidade atual de distintas propostas, chamar a população a expor suas necessidades, demandas e a debater com poder público é uma iniciativa louvável que precisa ser publicizada. A viabilidade de projetos de mobilidade urbana deve se pautar, também, pelas necessidades da população, portanto, a viabilidade é construída,  sobretudo, a partir do momento em que demandas são articuladas e externadas de forma eficiente. E parece ser, exatamente, esse o objetivo por trás da campanha “São Paulo, te quero 24h”. Parabéns, Grama! Visual Coletivo.

O que você pensa sobre o tema? Dá uma olhada no vídeo que essa turma produziu e deixe seu comentário.

Uma observação solicitada pela galera da Grama!: embora o coletivo seja paulista, nem todos os integrante o são. O coletivo conta com a participação de pessoas que, acima de tudo, sentem-se paulistas e que querem a melhoria contínua da cidade, tais como, Andrés Guzman, integrante e idealizador do projeto “São Paulo, te quero 24h”, que se considera um chileno paulista, ou um paulista chileno. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s