Organização que disponibiliza informações sobre alimentos busca tradutores brasileiros

Por Alessandra Verch.

mzl.edopuxkw.1024x1024-65

O Open Food Facts, iniciativa francesa que visa catalogar produtos industrializados em um banco de dados colaborativo está buscando brasileiros para a tradução da página para o português. A iniciativa nasceu na França, mas já se expandiu para vários idiomas, entre eles o espanhol, o inglês, o italiano, o alemão e até o árabe, agora chegou a hora do português.

Stéphane Gigandet, francês responsável pelos blogs culinários Manger e Recettes, é o responsável pelo projeto e, inclusive, já abriu um grupo no Facebook para incentivar a tradução da plataforma para o português.

Os objetivos da iniciativas são: ajudar consumidores a fazer melhores escolhas, decifrando etiquetas e possibilitando a comparação de produtos; ajudar na pesquisa sobre alimentação e saúde, através da combinação de dados, pesquisadores poderão estabelecer ligações entre alguns ingredientes e doenças; e por fim, motivar a indústria a oferecer produtos melhores, através de demandas mais informadas. No entanto, a organização faz questão de frisar que “tornando esses dados disponíveis publicamente e gratuitamente para todos os usos, você não está limitado pela sua imaginação, e as pessoas do mundo inteiro vão encontrar milhares de usos que nós nunca teríamos pensado”.

A Open Food Facts já possui em seu banco de dados mais de 6,4 mil produtos cadastrados no mundo, destes mais de 80% estão na base francesa, 15% em espanhol, 0,8% em inglês, e 0,5% em português.

O site da organização exibe um catálogo de produtos enviados pelos próprios usuários que, após a criação de suas contas, devem acrescentar produtos usando o código de barras do mesmo (opcional), foto e uma descrição básica, contendo seus ingredientes e composição.

As informações podem ser acessadas diretamente no site ou através de um aplicativo (Android e iOS). O aplicativo lê o código de barras de produtos e exibe as informações presentes no catálogo, uma maneira mais eficiente para a disponibilização de informações relevantes (veja um exemplo de produto catalogado, em francês).

Todo o conteúdo está licenciado em Creative Commons, e a base de dados está sob Open Database License.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s