Na torcida por energia limpa e sustentável

Por Alessandra Verch.

593486_74634799

É provável que todo mundo já tenha ouvido falar, pelo menos uma vez, em energia elétrica obtida através do sol (energia solar), ou mesmo através dos ventos (energia eólica). Dentre as energias elétricas, tidas como sustentáveis ou limpas, essas são as mais populares, atualmente. No entanto, uma energia ainda pouco conhecida vem chamando a atenção. É a energia do grito da torcida. Já ouviu falar? Não? Pois é, estudantes de engenharia de Minas Gerais estão desenvolvendo um projeto que tem por objetivo converter o grito dos torcedores de estádios esportivos em energia elétrica.

Carla de Campos, Filipe Modesto e Fabrício Dutra, autores do projeto, pretendem implantar a inovação em algum estádio do País já para a Copa de 2014. Os estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já realizaram medições em estádios mineiros e agora buscam recursos para viabilizar o projeto.

Mas como isso funciona?

Segundo a descrição do projeto, “a captação dos ruídos será realizada por meio de aparelhos distribuídos em pontos estratégicos próximos a fonte ruidosa, representada pelo grande número de pessoas que irão frequentar os jogos esportivos. Esse aparelho, denominado Gerador Elétrico, tem a forma de um cone e possui em seu interior uma bobina composta por várias espiras, todas sujeitas a um campo magnético produzida por um imã. Ao captar as ondas sonoras produzidas pela torcida a bobina se movimenta linearmente. O imã por sua vez ao se aproximar desta, produz uma corrente elétrica e ao se afastar produz uma corrente de sentido contrário, tudo isso ocorre por se tratar de um circuito de bobina fechada e a presença dos pólos (norte e sul) do imã. A corrente elétrica será produzida enquanto o imã se manter em movimento e deslocar com maior velocidade. A partir do momento em que houver uma imobilização do imã a corrente é interrompida.”

De acordo com os estudantes, uma torcida “gritona”, com cerca de 15 mil pessoas, é capaz suprir a demanda em eletricidade do estádio nos 90 minutos de jogo.

Ainda segundo os estudantes, “seria instalado também um indicador luminoso da quantidade da energia que esta sendo gerada, de forma que todos os torcedores vissem e tomassem consciência que estão gerando energia limpa. Isto irá influenciar na mentalidade dos presentes quanto à sustentabilidade e, além disso, poderá mostrar para o mundo que o Brasil é um país que vem se desenvolvendo no campo de geração de energia limpa.”

Incrível, não? Nós já estamos na torcida para que o projeto saia do papel.

<a href=”http://www.bloglovin.com/blog/6797309/?claim=pdw8degc9ss”>Follow my blog with Bloglovin</a>

Anúncios

2 opiniões sobre “Na torcida por energia limpa e sustentável”

  1. Na torcida que saia do papel e que não seja apenas mais uma notícia. Poderiam gerar energia com o impacto no chão, o que ocorre nas casas noturnas na Europa, em alguns locais, e academias de ginástica possuem mecanismos de geração de energia com as pedaladas em bicicletas ergométricas, cerca de 20% de energia é gerada, inclusive no Brasil já existe.

    1. É isso aí Guaraní. Mas essa gurizada tá ocorrendo atrás de financiamento, já, inlcusive, enviaram o projeto para empresa Siemens, para ser avaliado, aliás está lá no site deles um resumo com mais informações.
      Esperamos mesmo que alguém financie, seja setor privado, seja setor público. Agora, se ninguém se interessar o projeto vai ficar só em notícia mesmo. No entanto, se não for divulgado as chances de financiamento podem diminuir consideravelmente. Então, acreditamos que seja importante conhecermos e apoiarmos iniciativas interessantes como essas.
      Essa que relataste (do impacto no chão) também parece muitíssimo interessante. Já a energia a partir de pedaladas de bicicleta, sabemos de projetos como esse a serem implementados em presídios, o que me parece estranho, mas enfim, precisa ser analisado mais a fundo.
      Valeu pela colaboração! Abração Guaraní!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s