Touradas: Youtube retira vídeos com cenas de maus-tratos aos animais

Por Alessandra Verch.

774705_23977945

A polêmica sobre as touradas chega ao Youtube. A briga teve início na última quinta-feira, dia 21 de Março, quando o Youtube decidiu fechar o canal de vídeos de touradas de Pablo López Riobo.

O encerramento da conta deve-se ao conteúdo dos vídeos ali disponibilizados, com fortes cenas de maus tratos aos animais. No entanto, o fechamento do canal não se relaciona com as corridas de touros em si. Ou seja, as touradas continuam a ser consentidas desde que não contenham cenas de animais sendo feridos ou mortos.

Segundo as próprias diretrizes do YouTube, “vídeos mostrando coisas ruins, como abuso de animais”, não são tolerados. A violência explícita ou gratuita também não é permitida.

Contra a decisão do site, o espanhol Alfonso Orti criou uma petição argumentando que “os taurinos, amantes da Festa Nacional” estão tendo sua liberdade de expressão ferida com essa decisão, solicitando a imediata reabertura do canal. Até o momento da publicação desta notícia a petição somava cerca de 4500 assinaturas.

Pablo Riobo, em comunicado, afirmou que, para além das mais de 17 milhões de visualizações do canal, ninguém deve “renunciar à Cultura Taurina e à sua livre propagação”. Diante disso, iniciou-se nas redes sociais a campanha #SiALosTorosEnYouTube, como sinal de protesto.

O YouTube defende-se das críticas alegando que está “no seu direito de retirar qualquer vídeo que não cumpra termos e condições, sem necessidade de pré-aviso”.

A medida foi aplaudida por milhares de pessoas que consideram as touradas um evento arcaico e, extremamente, cruel que viola, seriamente, os direitos do animais.

As touradas são extremamente populares na Espanha, mas são, também, praticadas em outros países. No entanto, já há alguns anos esse evento vem recebendo críticas no mundo inteiro. Desde o ano passado, depois que o Parlamento da região autônoma espanhola da Catalunha aprovou um projeto de iniciativa popular que contava com 180 mil assinaturas, as touradas são proibidas na Catalunha. Essa foi a segunda região espanhola a banir as touradas, as Ilhas Canárias foram as pioneiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s