Pôster de cinema: tradicional ou minimalista?

Quando alguém evoca a expressão minimalismo ou outra expressão pouco usual, é comum buscarmos sua raiz para uma melhor definição, para tentarmos desvendar o significado de algo que, anteriormente, desconhecíamos. No caso da expressão citada o mais acionado é a vocábulo mínimo. Pois bem, minimalismo é um movimento artístico cultural e, até mesmo, científico que se caracteriza pelo uso de formas simples ou primárias de estruturas. É possível encontrar adeptos desse movimento em distintas atividades e profissões. Uma dessas atividade que utiliza as premissas do minimalismo e vem se popularizando cada vez mais é o design de pôsteres de cinema. Ao contrário dos pôsteres tradicionais, os minimalistas não são cheios de informações, imagens manipuladas, cores e formas. Através das premissas desse movimento, esses pôsteres evocam apenas a ideia ou o ícone do filme, pois o conceito aplicado a esse objeto induz à utilização de símbolos de filmes memoráveis. Ou seja, do mínimo necessário para que a identificação ocorra.

O exercício de identificação logo transforma-se em empatia por desvendarmos algo não fornecido de forma explícita e pela liberdade imagética que nos é dada devido à escassez de informações. Usando a memória nesse exercício, consequentemente, acionamos outras lembranças atreladas aos filmes. Porém, é importante informar que esses pôsteres só funcionam quando conhecemos o filme, quando já o assistimos, ou então, quando os filmes e seus ícones são extremamente conhecidos. Os pôsteres tradicionais precisam informar com maior precisão, atração ou impacto, pois a sua função é instigar a nossa vontade para ver o filme.

Buscando a exaltação de ícones sem comprometer o conteúdo, ou melhor, a identificação, esses pôsteres vem se popularizando na internet, principalmente na rede social Pinterest, uma rede com foco no compartilhamento de imagens criativas das mais diversas. Selecionamos diversos pôsteres, tradicionais e minimalistas, a fim de evidenciar os seus contrastes e os compararmos. Deixando as suas funções específicas à parte, o que vocês acham desses pôsteres “alternativos” e qual deles vocês preferem?

Anúncios

Uma opinião sobre “Pôster de cinema: tradicional ou minimalista?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s