Os discos mais aguardados e/ou comentados de 2013

Camila Konrath

Prepare-se para um ano otimista na música. No ano de 2013, muito som novo vem por aí. A começar pelo anúncio de David Bowie, prometendo o The Next Day, depois de uma longa pausa. Ainda tivemos a declaração de Justin Timberlake sobre voltar ao ramo da música e finalmente, o primeiro álbum solo de Rodrigo Amarante, do Los Hermanos. Dave Grohl, como sempre, está produzindo e participando de mil projetos. Veja quais são os lançamentos mais bafo do ano:

22 de janeiro – Estamos falando de um disco lançado, mas não menos aguardado: True North, do Bad Religion. Sonzeira garantida, resgatando suas raízes com batidas rápidas, letras inteligentes e tudo mais que um fã espera da banda. Um belo álbum para compor os lançamentos de 2013.

11 de março – David Bowie vai lançar The Next Day, o qual iniciou as gravações há dois anos e meio, antes de convidar o produtor Tony Visconti. Resultado da reflexão de Bowie sobre seus dias em Berlin, “Where Are you Now”, lançada anteriormente (leia aqui) vai fazer parte do disco e, segundo o produtor, será a única faixa nesse estilo: “Cinco das canções são rock, as outras mais funk, cadenciadas, muito evocativas. ‘Dirty Boys’, a segunda faixa, é muito vulgar”, conta.

12 de março – Além de David Bowie, o mestre Eric Clapton lança seu 21º disco, intitulado Old SockOld Sock terá 12 canções, sendo duas inéditas, “Every Little Thing” e “Gotta Get Over”. O novo projeto de Clapton é uma seleção de covers que influenciaram o guitarrista ao longo toda a sua trajetória. Leia mais aqui.

12 de março – Uma das trilhas mais aguardadas do ano é a do documentário Sound City, de David Grohl. Além das participações de astros do rock no doc, ele ainda montou uma banda com convidados especialíssimos, como Paul McCartney para performances ao vivo e para a trilha sonora do filme. Sound City – Real To Reel já possui algumas músicas lançadas na internet. Sinta o gostinho de um palco com sir Paul,  Dave Grohl e Pat Smear:

SoundCityAlbum

19 de março – É a data que Justin Timberlake vai lançar seu novo trabalho musical, o qual afirma ter se apaixonado. “Eu não quero colocar qualquer coisa que eu ache que não ame”, explicando o longo hiato musical. Segundo Timberlake, o disco chamado 60/60 Experience é cheio de inspiração em coisas que ele escreveu e descobertas que fez pelo caminho.

19 de março – Specter At The Feast será o nome do novo disco do Black Rebel Motorcycle Club. Com data definida, o disco será o primeiro sem Michael Been, pai do vocalista Robert. O músico morreu em decorrência de um ataque cardíaco em 2010.

25 de março – Delta Machine é o 13º trabalho dos britânicos do Depeche Mode, que também vão disponibilizar uma verão deluxe do álbum, com quatro faixas extras, acompanhadas por um booklet de 28 fotografias. O álbum foi produzido por Ben Hillier e a faixa “Heaven” já está disponível na internet.

26 de março – The Strokes lança o não tão mais aguardado assim, Come Down Machine, principalmente após lançamento da música “One Way Trigger” (leia aqui). A faixa causou estranhamento dos fãs brasileiros e chegou a ganhar comparações com o estilo tecnobrega.

Março – Março é o mês confirmado apenas pelos boatos para o lançamento do novo disco do Queens Of The Stone Age. A única confirmação é ele ser, realmente, um dos discos mais aguardados deste ano. A notícia foi ainda mais apimentada depois de anunciada a participação de Elton John, além de Dave Grohl confirmado novamente na gravação das baterias. O disco também tem participações de Trent Reznor (Nine Inch Nails), Nick Oliveri e Jake Shears, ambos do Scissor Sisters.

QOTSA

Março – Ainda sem data definida para sair, um disco póstumo de Jimi Hendrix será lançado em 2013. Segundo o site oficial do músico, o disco irá se chamar People, Hell and Angels, uma compilação de gravações realizadas entre 1968 e 1969, que ficaram de fora do First Day Of The New Rising Sun. De acordo com o site oficial, as músicas contam com Hendrix trabalhando em instrumentos de percussão, teclado e sopro.

2 de abril – O grupo News Kids On The Block (que de kid não tem mais nada) vai lançar novo álbum. Sim, você não está lendo manchete dos anos 90. No dia 2 de abril de 2013, o grupo New Kids On The Block vai lançar seu novo disco chamado 10. No mínimo, curioso.

new kids

Abril – Sem data definida, Rodrigo Amarante dá asas a sua carreira solo e promete apresentá-la pela primeira vez no Festival Abril Pro Rock, onde se apresentou com Los Hermanos no último ano. Aguardemos!

Sem data – O mais do que aguardado álbum do Racionais MC’s era esperado ainda em 2012, principalmente após o lançamento da faixa “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”, um verdadeiro sucesso entre as novidades musicais. A música composta em homenagem ao líder Carlos Marighella foi eleita a melhor do ano de 2012 pela Rolling Stone Brasil.

Junho – Depois de seu retorno, o Black Sabbath prometeu disco novo e vai cumprir. Com a formação quase original da banda, o primeiro disco desde 1978 sairá em junho e vai se chamar 13. As baterias do novo álbum foram gravadas por Brad Wilk, do Rage Against The Machine, no lugar de Bill Ward.

Sem data – O último disco do Pearl Jam, Backspacer saiu em 2009, porém, Eddie Vedder já avisou que o grupo está mais unido do que nunca e o resultado será conferido através das musicas que estão sendo feitas. Segundo ele, o resultado do som será uma compilação do trabalho de todos. 

Anúncios

Uma opinião sobre “Os discos mais aguardados e/ou comentados de 2013”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s