Ciclovias: Paradigmas de projeto

MINOLTA DIGITAL CAMERA

Por Alessandra Verch.

A organização não-governamental mexicana, Bicivilizate, busca promover uma cultura de convivência e mobilidade através do uso da bicicleta. Com ações que visam o desenvolvimento de condições e espaços seguros para sua efetivação, a organização elaborou um infográfico distinguindo distintos paradigmas que norteiam os projetos de ciclovias no mundo.

Segundo o próprio infográfico, as ciclovias são criadas a partir de dois olhares distintos: ou o carro, ou o usuário.  As visões centradas no carro e na menor interferência ao uso de automóveis visam satisfazer, superficialmente, necessidades de grupos de pressão com algum poder de formação da opinião pública. Já nas visões centradas no usuário, o interesse é promover um outro modo de mobilidade urbana, onde as preocupações com o meio-ambiente estão inseridas de forma mais madura nas agendas políticas, transformando-se em ações efetivas que visem mudanças comportamentais entre os cidadãos.

O infográfico torna-se interessante na medida em que é uma ferramenta para refletirmos sobre o estágio em que estamos (cidadãos e governos) no que tange à mobilidade urbana e os problemas ambientais. Então, que ciclovia você tem em sua cidade?

8405900407_a9dd24e093_o

Tradução:

Ciclovias
Paradigmas de projeto

Projeto centrado no automóvel

Localizado na zona de pedestres, reservas ou áreas verdes, intermitentes, desarticuladas, com obstáculos, indiretas, estreitas, incoerentes e confusas, sem passagem preferencial.

Projeto centrado no usuário

Localizadas no lado direito da via, diretas, conectadas, amplas, consistentes, sem obstáculos, unidirecionais, cruzamentos sinalizados e com preferência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s