Pete Fecteau: cubo mágico transformado em arte

dreambig110

Os cubos de Rubik, também conhecidos como cubos mágicos, agora possuem outra finalidade. Através das criações inovadoras de Pete Fecteau, artista plástico norte-americano de 29 anos, eles transformam-se em obras de arte.

Fecteau  começou seus estudos na Universidade de Plymouth, em New Hampshire, em 2001, de forma ainda insegura e tem em seu histórico a paixão pela arte de rua e pelo grafite, atividade que exercia de forma clandestina. Em 2006, decidiu dedicar-se integralmente ao desenvolvimento de seus talentos, utilizando sua paixão pela arte de forma legal. Já nesse ano, começou a pintar quadros abstratos utilizando técnicas contemporâneas, como a pintura com spray, preocupando-se com questões como a gravidade, o tempo e a temperatura. Agora, utilizando os cubos mágicos, Fecteau cria enormes mosaicos que combinam o pensamento criativo com lições históricas, como em “Big Dream”.

Pete Fecteau já realizou obras vivas em diversos eventos e também participou, em 2010, da maior competição de arte do mundo, a ArtPrize, evento de arte organizado de forma independente onde o público vota definindo para quem vai o maior prêmio. O artista, com sua obra “Big Dream”, ficou entre os 50 melhores, dentre o 1.700 que estavam concorrendo.

Em “Big Dream” vemos três distintas expressões de Martin Luther King em um enorme mosaico de cubos mágicos. As definições são impressionantes, ainda mais tendo em vista as limitações de cores, apenas seis. É difícil acreditar que são feitos de cubos mágicos. O processo de construção da obra durou cerca de 40 horas e a instalação final precisou de seis voluntários e durou cerca de cinco horas.

atwork1
Pete trabalhando no mosaico – Foto de Paul L. Newby II, Grand Rapids Press
atwork2
Configurando o cubo – Foto de Paul L. Newby II, Grand Rapids Press
atwork3
Preparando-se para a exposição – Foto de Paul L. Newby II, Grand Rapids Press
completed
Em exposição na ArtPrize – Foto de Tori Jo, Flickr

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Pete Fecteau: cubo mágico transformado em arte”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s