Grupo promove cinema na rua para debater mobilidade urbana em Porto Alegre

Camila Konrath

A rua Anita Garibaldi fechou para o cinema nesta quinta-feira (17). A proposta do grupo Shoot The Shit foi transmitir partes de cinco documentários sobre mobilidade urbana numa quadra da Rua Anita Garibaldi, recentemente bloqueada em razão das obras para construção de uma passagem de nível, junto à avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre.

O grupo teve a iniciativa a partir da necessidade de participação da população nas decisões políticas sobre a cidade de Porto Alegre, buscando soluções que valorizem o coletivo, fomentando o debate de uma forma positiva e pró-ativa. Segundo um dos quatro organizadores do evento, Luciano Braga, a intenção não era ocupar a rua para protestar contra a obra, e sim, mostrar para o público novas soluções para o trânsito: “Apresentando novas soluções para as pessoas, podemos mudar alguns hábitos e, com isso, obviamente que a longo prazo, mudar a cultura do trânsito porto-alegrense”. Centenas de pessoas levaram seus assentos, cangas e bicicletas para prestigiar a sessão de cinema.

O documentário a céu aberto ilustrava a ideia aos presentes, relatando as inciativas diferentes e já implantadas em outros países que trouxeram resultados positivos em mobilidade urbana. A transmissão aconteceu justamente em um lugar que se tornou foco de uma discussão entre a população, principalmente, moradores da região contra a obra definida pelo governo sob o argumento de que a Anita Garibaldi é um dos principais gargalos da cidade. A partir do impasse, surgiu a proposta de um novo olhar para o nosso trânsito, que atente para a mudança de prioridades, onde não é considerado somente o fluxo de carros, práticas em concordância com as políticas de sustentabilidade no trânsito.

A valorização de espaço para bicicletas, pedestres e novos investimentos em transporte público de qualidade são algumas das demandas que traduzem este novo olhar que o cinema a céu aberto da Anita trouxe para debate. Luciano Braga salientou que o Shoot The Shit pretende levar o Socialnema para outros lugares e abrir novas discussões e pontos de vista para a população

Confere as fotos do Cinema na Anita:

foto: Cristina Tronco
espectadores durante exibição do filme foto: Cristina Tronco
Espectadores durante exibição do filme foto: Cristina Tronco
"Mais amor, menos motor" foto: Cristina Tronco
“Mais amor, menos motor” foto: Cristina Tronco
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s