Aumenta o consumo de produtos orgânicos. Já sabe qual é a feira ecológica mais perto de você?

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Segundo estudo realizado por pesquisadores da EMPRAPA o aumento no consumo de produtos orgânicos é um fenômeno mundial. Na Oceania o crescimento chega a 14% ao ano, já na América Latina passa dos 8%. A pesquisa indicou que o consumo de produtos cultivado sem fertilizantes de alta solubilidade, defensivos químicos e demais produtos de origem sintética, nominados como agroecológicos, não traz somente benefícios à saúde dos consumidores.

O uso rotineiro de produtos químicos na agricultura impõe riscos à vida dos trabalhadores rurais, dos consumidores, além dos já conhecidos danos ao meio ambiente. Para o pesquisador Sidnei Jadovski “o aumento da contaminação do lençol freático devido às altas taxas de aplicação dos fertilizantes nitrogenados, vêm ocorrendo praticamente no mundo inteiro”, esse é o chamado processo da lixiviação, onde os componentes minerais dos adubos sintéticos são absorvidos pelo solo e facilmente penetram nos lençóis freáticos, principalmente em sistemas irrigados. Outro fator preocupante é o alto índice de contaminação dos produtores rurais.

Em recente documentário do diretor Silvio Tendler, intitulado O veneno está na mesa (disponível aqui), evidenciou-se através de depoimentos de produtores rurais, de médicos e pesquisadores, os custos desse tipo de cultivo à saúde dos trabalhadores do campo. O Ministério da Saúde registrou, só em 2011, oito mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, levando a morte dezenas de pessoas.

Para reverter esse quadro diversas organizações, instituições e mesmo o governo vêm promovendo o consumo de produtos agroecológicos através de iniciativas e programas importantes. É o caso da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), que começou como uma lista de discussão sobre agroecologia entre algumas pessoas, com troca de informações e notícias, e agora se constitui como site onde são disponibilizados diversos serviços de forma gratuita, tais como banco de dados, documentos e informações, e-books, agenda de eventos e mais. Um dos serviços mais importantes é o catálogo das feiras e pontos de comercialização de produtos orgânicos, onde é possível se informar sobre quando e onde encontrar produtos orgânicos, agroflorestais e agroecológico em todo o país. Em Porto Alegre, três pontos já estão catalogados, são eles: a Feira Agroecológica da Redenção, que funciona aos sábados pela manhã; a feira orgânica da avenida Loureiro da Silva, 515, quartas pela manhã; e a Feira ecológica do Menino Deus, na avenida Getúlio Vargas, 1384, que funciona nas quartas à tarde e no sábado pela manhã. Acesse o site clicando aqui.  

O IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, também, recentemente, lançou uma ferramenta digital a fim de “tornar os produtos orgânicos mais acessíveis e fomentar a alimentação saudável”, com o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumos Responsável é possível além de identificar a feira ecológica mais próxima da sua localidade, saber quais são as frutas, verduras e legumes da estação da sua região com o intuito de privilegiar o consumo dos produtos locais (para acessar clique aqui).

Conhece mais alguma? Ambas ferramentas são feitas de forma colaborativa, portanto é possível enviar sugestões, críticas e informações, a fim de ampliá-las cada vez mais. Encontre a feira mais próxima de você e chegue cedo para não ficar com a xepa.

Anúncios

2 opiniões sobre “Aumenta o consumo de produtos orgânicos. Já sabe qual é a feira ecológica mais perto de você?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s