A ironia de Nina Paley na animação “This Land Is Mine”

Já é clássica a provocação “quer que eu desenhe?” quando uma pessoa não consegue compreender alguma coisa. E não é que é verdade que desenhando fica mais fácil de entender. A animação “This land is mine” prova isso.

Por Alessandra Verch e Camila Konrath

Quem nunca escutou é “impossível agradar a gregos e troianos”? Pois a animação “This Land Is Mine” ao “desenhar” um conflito histórico conquistou a façanha de desagradar a gregos e troianos… E romanos, e egípcios, e israelenses, e palestinos, e hebreus e todos os outros povos que lutaram pelo domínio da região conhecida como Terra Santa.

Nina Paley é uma cartunista norte-americana e foi a criadora de “This Land Is Mine”. A animação mostra a matança dos povos habitantes daquela região ao som da música homônima interpretada por Andy Williams.

Num tom bem-humorado, “This Land Is Mine” retrata todas as guerras em torno da Terra Santa* até os dias atuais de forma satírica e respeitando a cronologia dos fatos.

É um vídeo cômico e trágico, mas, sobretudo, reflexivo porque leva-nos ao imediato questionamento sobre o quê, de fato, significa a guerra, além do extermínio humano.

 

*Terra Santa: nome bíblico que compreende o território de Israel, Cisjordânia e parte da Jordânia, que teria sido prometida ao povo judeu no Antigo Testamento.

Conheça mais de Nina Paley aqui.

Anúncios

Uma opinião sobre “A ironia de Nina Paley na animação “This Land Is Mine””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s