Garota palestina de 13 anos encara soldados com gritos e empurrões

Vídeo mostra a raiva da menina enfrentando os soldados depois de ter seu irmão sequestrado em protesto

Por Camila Konrath

divulgação
Ahed Tamimi/ divulgação

Lembram da foto de uma menina palestina enfrentando os soldados, que circulou pela internet esta semana? Ahed Tamimi, de apenas 13 anos, passou a encarar o exército israelense depois que seu irmão, Waed, de 15 anos, foi levado durante os protestos do dia 2 de novembro em Nabi Saleh, vilarejo da Cisjordância, onde eles vivem.

O vídeo mostra a indignação da pequena garota pedindo satisfação em meio a deboches e risadas dos soldados. Com o punho em riste, a garota não teme as armas e os enfrenta com revolta, empurrando e gritando pelo irmão. Em entrevista concedida ao Opera Mundi, a garota contou que já estava acostumada com a hostilidade do clima e com a violência sofrida na região. Ela é filha do líder comunitário Bassem Tamimi, considerado um “defensor dos direitos humanos” pela União Europeia. Veja no vídeo abaixo.

Protesto pela fonte de água

O protesto em que o irmão da menina foi sequestrado acontece todas as sextas-feiras, às 13h30, no centro de Nabi Saleh, há mais de três anos. Os manifestantes tentam caminhar com bandeiras da Palestina até Alqaws, uma fonte de água da cidade que foi confiscada pelos israelenses e os deixou sem conseguir conservar as plantações da aldeia. O lugar também funcionava como área de lazer, mas Israel restringiu a visita e, atualmente, a fonte tornou-se de uso exclusivo dos colonos.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YMgufDuOKTs

Anúncios

Uma opinião sobre “Garota palestina de 13 anos encara soldados com gritos e empurrões”

  1. Os palestinos vivem em condições indignas de vida. São proibidos de construírem infraestrutura para recptação de água (este é um exemplo), o qual é considerado um dos maiores agravantes. A ocupação na Palestina por Israel é tão impactante, quanto as bombas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s