
Por Alessandra Verch.
A série “Operação Condor” da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), transmitida entre os dias 15 e 19 de outubro deste ano, que conta com quatro vídeo-reportagens, foi a vencedora do 29º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo na categoria “Especial – Verdade”. As reportagens reacendem o debate sobre as ligações da ditadura com a morte de João Goulart (presidente do Brasil entre 1961 e 1964), reunindo documentos oficiais, depoimentos de personalidades públicas, políticos e familiares de desaparecidos políticos, no Brasil e no Conesul.
Produzida por Isabel Mega; reportagem de Ana Graziela Aguiar; edição de imagens de Fernando Watanabe; direção de fotografia de André Rodrigo; imagens de Gilvan Alves, Ulov Flamínio e André Rodrigo, e arte de André Gatto e Dinho Rodrigues, a série “Operação Condor” está disponível completa no site da EBC: http://www.ebc.com.br/cidadania/operacao-condor/2012/10/assista-as-quatro-reportagens-da-serie-operacao-condor
A “Operação Condor” foi uma estratégia violenta de repressão aos movimentos de esquerda que lutavam contra a ditadura. A operação aconteceu com a união de vários regimes militares da América do Sul – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai- e foi responsável pelos assassinatos e torturas de diversos militantes políticos, no Conesul.
O Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo é realizado desde 1984 e é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) em parceria com a OAB/RS. Segundo o site do MJDH, a premiação “visa prestigiar as matérias jornalísticas mais relevantes em torno da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. A premiação é anual e destinada a profissionais e acadêmicos de Jornalismo, recebendo inscrições de todo país, e mesmo de países integrantes do MERCOSUL”. O prêmio é tradicionalmente entregue no dia 10 de dezembro, data da promulgação da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, pela ONU.